Meva Duran

Aprender em todas as épocas da vida

Meva Su S. Duran, 63 anos
Engenheira Química

Meva tem 63 anos, formada em engenharia química trabalha na área de tecnologia da informação. Nos conta que trabalhar não é só ocupar o tempo, é fazer o que ela gosta. Trabalha desde os 9 anos, pois seus pais são imigrantes chineses e tinham uma pastelaria, onde ela começou ajudando, assim como todos os filhos ajudavam os pais, naquela época.

 

Até a época de sua faculdade, Meva continuou ajudando seus pais, enquanto estudava fazia estágio, trabalhou em diversas áreas, fez pesquisas de opinião pública até chegar ao estágio de Engenharia Química, onde permaneceu por muito tempo. Trabalhou como Engenheira de Processo até que iniciou o trabalho na área de tecnologia da informação, há 20 anos.

Ela nos conta que continua trabalhando porque é algo que gosta muito, permite com que ela produza e continue sempre aprendendo, ainda mais nesta área em constante evolução. Acredita que aprender é sempre bom, independente da época da vida ou da idade. E completa, dizendo que, não é porque tem mais de 60 anos, que não pode mais trabalhar. Diz que ainda tem muito a acrescentar “Eu acho que posso ajudar e aprender com os mais novos e principalmente fazer algo pela comunidade”.

 

Aposentadoria, para Meva, é o fato de não ter um emprego fixo. Ela é aposentada pela Previdência, oficialmente, não parou de trabalhar em uma grande multinacional. Diz que, eventualmente, quando se aposentar, ou seja, deixar de ter o vínculo empregatício, pode fazer trabalhos voluntários, ou fazer alguma coisa muito diferente do que a carreira que tem agora, mas que ainda dê prazer.

 

Para aqueles que tem mais de 60 anos, ela sugere que não parem, que sempre tenham algo para contribuir, para que aprendam e sintam prazer com isso. Continuar fazendo algo que dê prazer é algo que sempre a motiva a fazer outras coisas e a continuar trabalhando. Às pessoas mais jovens, Meva diz que o trabalho é algo muito bom, proporciona coisas e momentos muito satisfatórios. Então, que sempre busquem algo que lhes dê prazer. Algo que os faça sentir-se bem, não só para si, mas para os outros. Meva fecha nossa conversa dizendo que é sempre possível aprender inúmeras coisas na vida, há muitas possibilidades de caminhos novos para perseguir.

Outras pessoas que você deveria conhecer

Assitir Video
A+ A-