Esta exposição nasceu porque eu queria contar para o mundo que envelhecer pode ser muito interessante. Ela existe também porque eu sou uma apaixonada pela trajetória de pessoas longevas. Isto tem um motivo bastante especial: meus 9 avós. Quatro são os pais dos meus pais, dois são irmã e cunhado da minha mãe e três são avós “de amizade”.
Meus avós foram minha inspiração. Na minha vivência encontrei avós animados, ativos, trabalhadores (até quando desejaram!) e tranquilos com suas condições de vida. Aos 14 anos eu também tinha um ativo pai idoso que me dizia “sempre em frente”. Aos 56 anos se reinventou e trocou de profissão.
Minha lembrança de outros longevos próximos é fantástica. Melhor seria dizer que para mim foi uma aventura, para eles, pacientes e generosos, nem tanto.
Conviver com a Sueli criança era um desafio: na casa de um amigo longevo desarrumei todas as camas para deitar fingindo ser a Branca de Neve, escondi as chaves da residência de outro vizinho, tranquei mais um no banheiro, joguei várias vezes todos os prendedores de roupas de uma vizinha longeva por uma calha apenas para vê-los cair enfileirados no quintal de baixo de outra casa.
Apesar disto foram os longevos que me presentearam com minha primeira penteadeira, me ensinaram a fazer crochê e tricô, ganhei delas as roupas para as festas de bonecas. Ganhava pastéis, frutas, presentes e muita, muita atenção. Na infância fui cercada de todo carinho que uma criança merece, mesmo as mais travessas.
A Monica tem sido minha parceira em algumas travessuras da vida adulta. Excelente profissional, minha fotógrafa predileta que topou, sem hesitar, participar desta aventura comigo.
Trabalho com Tecnologia da Informação e Recursos Humanos. Sou formada em Educação Artística, Processamento de Dado e sou Mestre em Administração de Empresas. Três das minhas pós-graduações são Liderança, Psicogerontologia e Diversidade&Inclusão. Sou Gerente de Produto (soluções em TI), professora universitária, coach e mentora.
Profissional T-Shaped, fui reconhecida como professional modelo em inclusão, uma HERo-Woman
Vou adorar conversar você