João Alves

Um desafio e uma nova maneira de observar a vida

João Antônio Alves, 69 anos
Administrador de Empresas

João tem 69 anos e é Administrador de Empresas pela FGV. Trabalhar, para ele, significa ter muito prazer. A cada dia que se levanta pensa nos problemas que serão enfrentados no dia a dia, nos desafios e em uma nova maneira de observar a vida. Diz que jamais conseguiria acordar de manhã e pensar que não tem nada para fazer. Comemora por sempre ter novos obstáculos, deixa claro que não são poucos. Reforça que a situação do país é complexa mas que isso não o deixa triste, ao contrário, o motiva e motivação o deixa feliz.

Começou a trabalhar aos 14 anos, e quando estava na faculdade, pagou por seus próprios estudos. Fez carreira na IBM, depois passou pela Sun Microsystems, onde se tornou presidente e, atualmente, após 14 anos, dirige a operação da empresa americana MainLine, no Brasil. Conta que foi engatando um trabalho no outro, e jamais passou por sua cabeça se aposentar.

 

João comenta que o trabalho sempre significou atingir metas, realizações. Costuma brincar que está em quota há 48 anos, porque, de acordo com ele, somos todos quotas, temos desafios, temos chefes, para prestar contas. Alguém sempre terá um chefe, por mais alta que seja a posição e isso sempre lhe trouxe muita satisfação e prazer. Diz que não há prazer melhor do que estar em uma área e chegar ao final, atingir a quota e dizer “esta eu já fiz, vamos para a próxima”. Passar essa experiência ao time também é muito importante, na visão de João. Comenta que é de extrema importância as empresas olharem para as pessoas mais velhas, para que a vivência e conhecimento destes sejam passados para frente. Desta forma, diz que todos podem se sentir motivados.

 

Quando alguém lhe pergunta sobre aposentadoria, ele afirma não saber o que é isto, que ainda não pensou sobre o assunto e, talvez, no futuro, venha a pensar. Diz que tem amigos aposentados, que respeitam suas decisões, mas não se vê desta forma, neste momento. Ele prefere estar entre os jovens, enfrentando seus desafios e ensinando, “passando um pouco destes meus 48 anos de atividade e experiência nesta área de TI para estes jovens que trabalham comigo”.

 

João acredita que basta se dedicar que as chances de conseguir já existirão. Ser positivo. Ter persistência e, acima de tudo, olhar os bons exemplos que, às vezes, estão em volta.

Outras pessoas que você deveria conhecer

Assitir Video
A+ A-